terça-feira, 31 de julho de 2012

Primeiro


Fala galera!! Beleza? O texto hoje tem uma abordagem meio de “utilidade pública” e poderá servir de grande ajuda para vocês que desejam dar um salto na vida.
Faz mais de um mês em que começo uma fase nova em minha vidinha mais ou menos, onde, depois de quase 22 anos morando com os meus amados pais, deixei minha humilde residência para vir para Belo Horizinho primeiramente morar com meu irmão e minha cunhada e depois a grande missão de MORAR SOZINHO! Empolgante? Sim, claro! Mas essa decisão de deixar a casa dos meus velhos tirou meu sono por alguns dias. Eu, solteiro, quando decidi procurar um lugar para dormir e comer miojo com batata palha, venho me empolgando tanto com a ideia que acabei me esquecendo de alguns detalhes de extrema importância, e só parei para raciocinar agora(será que é tarde? Jamé!).
Jovens como nós só olham o lado “curtição” da coisa. Festas, privacidade, nada de dar satisfação pra ninguém, ser organizado se quiser, reunir amigos, churras, andar pelado dentro de casa, mijar com a tampa abaixada sem ninguém reclamar, tomar banho por horas(mentira) sem incomodar ninguém, etc, etc, etc.
TODAS AS PESSOAS, quando imaginam uma vida fora da casa dos pais, pensam nas seguintes “vantagens”:


- Sem satisfação: Vou sair e voltar dee qualquer lugar a hora que eu quiser, não preciso dar satisfação.
- Privacidade: Não quero ninguém me torrando a paciência, vou para o meu lar doce lar ficar de boa.
- Ter seus próprios horários: comer quando der fome, dormir quando der sono e acordar quando quiser....mentira, acordar 7:40 porque tem que pegar busão pro trampo!
- Ser desorganizado: Disso eu sei bem! Tem coisa melhor que poder chegar em casa, chutar o tênis na cozinha mochila no banheiro camiseta no teto e deitar no tapete e ver tv?
- Levar quem você quiser: afinal, você pode levar alguém em “sua casa” sem aquela neura de que – “se levou em casa, é porque quer algo sério” – nesse caso não existirá uma “família” pra você apresentar, então fica mais fácil.


Só falei alguns pontos positivos né!? Mas agora vamos pensar no lado sério e triste ahahaha


- Contas: ééé, meu amigo, sabe quando você só ia buscar as contas na caixinha do correio e deixava em cima da mesa pro seu pai pagar!? Acabou a mamata! agora, água, luz, tel, cel, tv, iptu, condomínio, aluguel...tudo isso vai pro seu peito cabloco desdentado!
- O aluguel: qualquer apartamento mais xumbreca que você encontrar terá um valor de aluguel salgado, não importa, pode ser um porão com altura de 0,30cm...ele vai ser caro(dependendo do seu salário)
- Água, luz, telefone, Internet [...]: quanto mais recursos usar, mais pagará.  -$


- Diarista: Você trabalha de manhã, estuda a noite...eu dúvido que você sempre vai ter disposição pra limpar sua casa...no máximo pela adrenalina do começo, nos primeiros meses vc pode até fazer...mais depois...puff pode chamar a Solineusa!
- Refeições: Conhece miojo? Hot Pocket? Noodles? Se não conhece, se tornará um consumidor sem nem perceber, pois se não aprendeu a cozinhar na casa dos pais, se ferrou (ótima dieta pra quem está um pouco acima do peso, porém, nada saudável).
- Saudade: galera, uma das piores partes, sem dúvida é a saudade. Poxa, pensa comigo...Vivi 22 anos na mesma cidade, fiz todo meu ciclo de amizade lá, família e tudo mais...no começo(primeira semana) vc acha que vai ser de boa...mais depois de um tempo...e quando a distância é grande o bastante para não poder viajar sempre(mais de 5h) aí fica mais complicado ainda, você vê facebook, fotos, qualquer coisa que era do seu cotidiano e agora não faz mais...é foda.
- Nem pense em ficar doente: ficou dodói? Senta e chora, mané. Agora não vai ter a mamãe por perto levando chazinho, caldinho de feijão, sopa, mel com limão pra garganta, termômetro, acordando de madruga na hora do seu remédio, enfim, cuide da saúde!
- Recepção de amigos: Essa parte eu penso ser muito válida! quando vc mora sozinho...pensa:
- Vamos para a casa dele zoar bagunçar até o sol raiar!!! Não deixe virar a casa da mãe joana, bagunçou = LIMPOU
- Postura: você está morando sozinho, não em Lost, então preste atenção em vizinhos, não seja aquele vizinho insuportável que só faz merda...lembre-se...um dia vc pode precisar daquele vizinho que mandou vc abaixar o som um pouco e vc fez _|_ pra ele!


Viram só? Quantas coisas devem ser levadas em consideração antes de simplesmente fechar as malas e sair de casa? Então galera, nada de pressa, coloquem no papel os prós e os contras e sejam felizes nesse novo desafio!


Deixo aqui algumas dicas que considero importantes – mas é a MINHA opinião, cada um é cada um:


1- Pesquise: Estou tranquilo ainda procurando o que preciso... não vou alugar a mais do que isso, apenas para pagar e não usar!
2- Reflita: você está preparado (psicologicamente e financeiramente) para assumir essa responsa? Vou te falar que pensar em voltar só vai ser pior! então...venha com a certeza que vai dar certo!
3- Saiu de casa? Então dê folga para seus pais. Não leve preocupação! se for pra levar alguma coisa, leve um doce de leite e um queijo pro café da tarde quando vc chegar em casa
4- Compre somente o necessário: nada de esbanjar em compras e depois deixar tudo estragando no armário. Desperdício não tá com nada.
5- Faça aquela planilha de custos! saiba onde está gastando e onde não precisa gastar de novo! ECONOMIZE!
6- Tente alugar alguma coisa perto da faculdade ou do seu trabalho! é uma beleza ir andando para um dos dois, e alem disso economizar aquela graninha do busão, e fazendo um exercício físico!
7- Uma última dica, e talvez a mais importante...NÃO SAIA BRIGADO DE CASA. Na boa não tem nada melhor do que vc tentar seguir esse novo caminho e vc ter o apoio da sua casa, saber que a qlqr momento eles vão estar lá! pq nunca se sabe o que pode dar errado ou não! Ninguém nunca disse que ia ser fácil!


Bom galera, é isso! Ficou grande esse post né? mais foi pra começar essa nova coluna! todas as histórias e dicas pra quem quer viver sozinhos vão estar no link "Cê Vira" ali no canto direito da página!
Qualquer dúvida ou sugestão comenta ai, fala do que achou, me manda um dica para outros assuntos! vamos todo mundo ajudar todo mundo!


Espero que tenham gostado.
Bejo


@danngoncalves
facebook.com/dan.ge.goncalves


Dan

E o Gordinho Voltou!!!!!

Fala Galera!!!! Olha só quem está de volta!!! Vamos voltar com tudo com mais dois ou três novos quadros aqui no Blog, e com links diretos com a nossa Fanpage!!!! Fiquem ligados aí!!!! teremos o quadro "Cê Vira" com comentários e histórias do cotidiano de pessoas que moram sozinhas e o outro quadro "Intercâmbio" com dicas histórias e outros assuntos com o pessoal que está morando fora do país!!Então é isso, sempre que possível haverão postagens aqui e toda informação que o GE sempre trouxe! não se esqueçam de adicionar o Perfil do GE aos seus amigos também!! Curtam também a FanPage . E depois do último vídeo ter feito sucesso se inscreva e adicione o canal do GE do Youtube aos seus favoritos.

Fiquem ligados! o GE está de volta!!!!