domingo, 26 de agosto de 2012

04 - Aluga-se


Fala meus amores, tudo bom com vocês? Venho aqui depois de um bom tempo sem postar pq vcs não imaginam a correria que está rolando, e hj, vou postar o motivo da minha maior correria. Uma coisa que parecia fácil, sem nenhuma burocracia ou dificuldade, se tornou um trabalho infinito. Vou falar de alugar o seu primeiro imóvel, vou falar de tudo o que passei e estou passando, em vista que eu ainda não achei o lugar.
Primeiramente, os dias e dias em sites de imobiliarias são intermináveis, de verdade, chega uma hora que vc não aguenta mais isso, anotar todo numero de telefone em plaquinhas de aluga-se. Pois bem, depois que vc fez uma lista de vários Aps, ligou para todos, visitou um monte, e fechou com um Ap, ai vai um post com algumas dicas que não se passa em branco.
Bora lá, vou listar alguns itens que não vai ter como passar em branco.

1. Garantia: Não tem jeito. As imobiliárias sempre pedem algum tipo de garantia – e estão cobertas por lei. As garantias podem ser solicitadas de três formas:
Fiador: você apresenta uma outra pessoa ( dona de pelo menos dois imóveis) para se responsabilizar caso o aluguel não seja pago;
Seguro-fiança: uma seguradora especializada se responsabiliza pelo não-pagamento e custa até 1,5 vezes o valor do aluguel. Nesta caso, a imobiliária indica a seguradora. Você pode ler um pouco mais sobre como funcionam as garantias aqui.

2. Vistoria: acontece antes de você receber as chaves. É a visita da imobiliária, juntamente com o locatário (você) para verificar as condições do imóvel. Este é o momento de dar aquela última verificada em tudo, pois o que for observado em vistoria vai definir, na ocasião da devolução do imóvel, quais os consertos que você precisará pagar. O relatório da vistoria é feito em duas vias, uma para a imobiliária, e outra para o locatário (guarde sua via!). Também, a partir deste relatório, é ainda possível solicitar algum conserto que se faça necessário. É um momento bom para observar se as torneiras, chuveiro e lâmpadas estão funcionando, se o piso e azulejos estão todos coladinhos e inteiros, as portas e paredes estão com a pintura em condições.

3. Condomínio: não há como escapar, condomínio é de responsabilidade do inquilino. Valores como salários dos funcionários, cotas de água e luz em áreas comuns, manutenções elétricas e de segurança-  tudo isso faz parte dos valores que o locatário deve pagar. Por outro lado, valores como instalação de equipamentos, interfones, pintura da fachada, são responsabilidade do proprietário. Nestes casos, você deve pagar o boleto do condomínio, e enviar, junto com o emonstrativo das despesas, para a imobiliária, solicitando o ressarcimento no próximo aluguel.
Enfim, estas são algumas dicas importantes para você não ter trabalho na hora de alugar sua casa ou apartamento. Lembrando que é sempre fundamental ler o contrato de locação com atenção antes de assiná-lo para ter certeza de que está ciente e de acordo com todas as cláusulas. Não caia no papo da imobiliária de que “este contrato é padrão”. Sim, ele é padrão, mas é feito para defender os interesses da imobiliária e nem sempre seus direitos estão devidamente cobertos. Na dúvida, consulte um advogado e não se intimide em pedir alterações de contrato caso não esteja de acordo. Essa é a hora de prevenir situações complicadas no futuro.

4. Consertos durante a locação: A responsabilidade de quem está alugando um imóvel é mantê-lo nas mesmas condições que recebeu. Mas problemas de estrutura (como um vazamento, ou azulejos caindo da parede) são de responsabilidade do proprietário. Se este for o seu caso, deve procurar a imobiliária e comunicar o problema por escrito, pois, caso o mesmo não seja solucionado, posteriormente você pode comprovar que informou o responsável.

Depois de tudo isso, é só você pegar as suas chaves e ser feliz em um nova vida com seu primeiro 'imóvel'. Espero que eu tenha ajudado, ligue-se a parte de concertos, porque são os que mais dão trabalho.
Dúvidas, sugestões e ideias, deixe seu comentário aqui ou na FanPage do GE!

Bejo seus lindos!
Dan!

Um comentário:

  1. Que apartamentos você tem disponíveis pra alugar?
    Em que cidade e por qual valor?
    Obrigada!

    ResponderExcluir